Passatempos:

Horizontes em Branco - José Maria Abecasis Soares [Opinião]


.


“Íamos entrar na etapa em branco desta viagem. Em branco não só porque a neve e o gelo cobriam tudo o que a vista alcançava à nossa volta, mas em branco também por ainda não estar escrita.”


Horizontes em Branco
Uma viagem pelo mundo na senda dos efeitos do aquecimento global
de José Maria Abecasis Soares

Edição/reimpressão: Novembro de 2010
Páginas: 212
ISBN: 978-972-23-4457-9
Colecção: Volta ao Mundo

SinopseJosé Maria Abecasis Soares fundou a Associação Ice Care em 2009, um projecto pessoal que, definiu em torno de dois objectivos principais: dar visibilidade mediática às consequências do aquecimento global sobre o degelo dos glaciares, através de expedições aos cinco glaciares classificados como património mundial e que a Unesco identificou como os mais severamente afectados pelas alterações climáticas; uma outra vertente do projecto prende-se com as populações locais, que carecem de apoio e de preparação para minimizar o impacto do recuo dos gelos. O autor deixa-nos ainda as suas impressões sobre as duas primeiras expedições realizadas em 2009, ao Aletsch, nos Alpes suíços e, nesse mesmo ano, ao Quilimanjaro.

Ponto de Vista: Este é um daqueles livros que nós lemos como se estivéssemos a conversar com um amigo.
O que é retratado não é uma história, é um diário de viagem, com a única diferença de que aqui encontramos uma viagem com um objectivo nobre e louvável.

“Nós, os povos civilizados, estamos protegidos deste tipo de catástrofes no conforto dos nossos lares e esquecemo-nos com facilidade que vivemos no vértice da vida, que a qualquer momento tudo o que tomámos por adquirido pode mudar”.

José Maria, neste seu primeiro livro, fala de si, da sua vida e de um projecto que achou, por vários momentos, não ter pernas para andar, falo da Associação Ice Care.
Tudo começou com um despertar de consciência, que pode surgir em qualquer momento da nossa vida, e nos pode fazer arregaçar as mangas e lutar por aquilo que achamos certo, independentemente das opiniões de cada um.

“A razão que me fez conceber e estruturar o Ice Care foi exactamente o carácter solidário do projecto. Exaustão física sim, mas por uma causa. Sangue, suor e lágrimas, de acordo, mas em prol de algo em que acredito. ”

O autor lançou-se numa aventura de vida, que para muitos não passa de loucura e para outros um acto de grande coragem, para mostrar que aquilo que temos hoje podemos perder a qualquer momento por puro egoísmo, tentando desta forma mudar consciências e poder orgulhar-se de deixar algo de bom aos outros, traçando como objectivo principal chegar ao topo dos cinco glaciares classificados como Património Mundial pela Unesco: Jungfrau-Aletsch na Suíça, Quilimanjaro na Tanzânia, Huascarán no Peru, Ilulissat na Gronelândia e o Sagarmatha no Nepal.

“Seis biliões de pequenas criaturinhas como eu podem fazer muito bem ou muito mal ao planeta, desde que o façam em conjunto.”

Neste livro, apenas encontramos o relato das expedições aos dois primeiros glaciares, e percebemos que existe uma grande diferença entre as condições humanas e de cultura, pois Jungfrau-Aletsch encontra-se na Europa e Quilimanjaro no continente africano. E, sem dúvida, é na Tanzânia que se sente com mais intensidade os efeitos do aquecimento global, que são bem comprovados através das fotografias que encontramos em Horizontes em Branco.
A seca extrema em contraste com um glaciar no meio de África, a diferença de mentalidades, hábitos e perspectivas de vida daquele povo (Masai), mostra-nos que às vezes, a “educação” e a visão de um mundo cheio de oportunidades não é tudo, porque no meio da pobreza as pessoas também encontram o seu equilíbrio com a ajuda da natureza, se ela estiver sã.

“…em conversa com um masai, perguntou se ele sabia o que era aquilo branco no cimo da montanha. O homem respondeu-lhe que (…) era sabão e que aumentava quando chovia, porque fazia espuma.”

Foram várias as situações em que José Maria Abecasis Soares e os seus amigos e companheiros de viagem se viram envolvidos e foram muitas as dúvidas que assombraram a todos, mas apesar de tudo isso, conseguiram cumprir parte daquilo a que se propuseram com muito mérito e sem deixar margem para dúvidas de que a Associação Ice Care é forte e coesa. 

Para mim, estas questões ambientais são muito delicadas e também passa por ser um assunto que não domino, mas do meu ponto de vista leigo, entendo que o Mundo sempre passou por transformações (violentas), e nem todas elas foram criadas pelo Homem, não sei se ainda iremos a tempo de alterar alguma coisa, e mesmo que isso seja possível, não é uma pessoa “sozinha” que consegue fazer algo para o bem de todos, nestas questões e em muitas outras o exemplo tem de vir de cima porque se assim não for, a única coisa que conseguiremos é “cair” mais cedo.
Resumidamente, Horizontes em Branco é um livro para abertura de mentalidades e despertar consciências.

Em estrelas: 4{
Para saber mais sobre este projecto:

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License