Passatempos:

Oficina do Livro - Novidade de Março [2011]


.

Conselhos práticos de psicologia Infantil. Para todos os que educam, amam e ajudam a crescer na resolução dos problemas do dia-a-dia.


Sinopse Educar não é uma tarefa fácil, ajudar a crescer também não. Por isso é cada vez mais importante para os educadores poderem contar com uma ajuda profissional.
Numa linguagem acessível, Teresa Paula Marques, psicóloga clínica que trabalha há mais de uma década na área do comportamento infantil e juvenil, expõe-nos problemas do dia-a-dia que habitualmente surgem em casa ou na escola e sugere modos para os ultrapassar.
Nesta obra o educador encontrará um vasto leque de temas que vão desde a manipulação infantil à mentira, passando pelo furto, sexualidade, birras, etc., até a outros, mais comuns em ambiente escolar, como a adaptação à escola ou prevenção do insucesso.
Um último capítulo é exclusivamente dedicado às perturbações mais comuns. São abordados os transtornos de sono, de ansiedade, do comportamento alimentar, de hiperactividade e défice de atenção, emocionais, entre outros (depressão, stress, fobias…).
Clínica da Infância, vai certamente transformar-se numa preciosa ajuda para as suas dúvidas enquanto pai e educador, lembrando-lhe que com mimo e disciplina se consegue melhores adultos e que a tarefa de educar pode ser difícil, mas será, sem dúvida, a mais gratificante da sua vida.
   
Título: Clínica da Infância
Conselhos práticos de psicologia infantil

Autor: Teresa Paula Marques
ISBN: 9789895555741
Preço: 12,90€
Págs.: 234
Género: Ensino e Educação


Sobre o Autor:
  • Teresa Paula Marques nasceu em Janeiro de 1966.
  • Licenciou-se em Psicologia, área clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 1991. Posteriormente tirou o mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica e uma pós-graduação em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar.
  • É também psicoterapeuta com o curso da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
  • Actualmente, no âmbito do doutoramento em Psicologia da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, está a elaborar uma tese de investigação sobre os sites de redes sociais e a influência destes no bem-estar dos jovens.


Laurinda Alves fala do amor pelas palavras, pelo diálogo e pela partilha; o amor como vontade de decisão de quem quer construir com futuro; o amor que cresce na cumplicidade, no conhecimento e na aceitação do outro. “A compreensão é a única força de mudança”.

Sinopse Uma grande entrevista serve de fio condutor a este livro original que dá a conhecer melhor aos portugueses Alberto de Brito, jesuíta e especialista em Relações Humanas. As matérias que ensina nos seus cursos, em Bruxelas, são notáveis pelo sentido profundo, pelo não-moralismo, por aquilo que desocultam em nós e pela luz que trazem.
Das grandes questões da educação ao papel dos sentimentos («o amor é uma decisão», diz Alberto de Brito), aos problemas religiosos, um diálogo entre quem sabe perguntar e quem sabe ouvir. Laurinda Alves apresenta-se aqui no seu melhor, que é como quem diz, no papel de jornalista e grande entrevistadora. «Pelos frutos se conhecem as árvores.» Eis um dos provérbios favoritos de Alberto Brito, padre jesuíta especializado em Relações Humanas e Comunicação Interpessoal. Os frutos e as árvores são, porventura, um dos critérios mais selectivos em matéria de comunicação e aquilo que permite medir e afinar a qualidade das relações. A metáfora serve para pais e filhos, professores e alunos, chefes e subordinados, em todos os universos pessoais, familiares e profissionais que habitamos e onde temos um papel a desempenhar. Manter o ar limpo nas relações é essencial, e importa aprender a calibrar a luz e a sombra, bem como a distância e a proximidade necessárias para colher bons frutos. O nosso ecossistema é complexo e é preciso tratá-lo com carinho e respeito, como diz Alberto Brito nesta série de conversas sobre comunicação e relações humanas.
 
Título: Ouvir, Falar, Amar
A compreensão é a única força de mudança

Autor: Laurinda Alves
ISBN: 9789895555529
Preço: 13,90€
Págs.: 192
Género: Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal


Sobre o Autor:
  • Laurinda Alves é jornalista e autora.
  • Imprensa: grande entrevistadora e cronista diária no jornal i durante um ano; fundadora da revista «XIS»; directora da revista Pais & Filhos; colunista no Independente e no Público, com crónica semanal primeiro na revista «Pública» e depois no jornal. Rádio: colaboradora da TSF e da Rádio Renascença. Televisão: Portugueses sem Fronteiras marca o seu regresso à reportagem na RTP; concebeu e apresentou os programas Verdes Anos e Primeiros Anos na SIC, e Encontro Marcado na SIC Mulher.
  • Distinções: Prémio do Clube de Jornalistas, pelo trabalho de investigação sobre a morte do general Humberto Delgado; grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo debate e defesa das questões educativas.
  • Livros publicados na Oficina do Livro: XIS Ideias para Pensar, Um Dia Atrás do Outro, Ideias XIS, Atitude XIS e Coisas da Vida.

2 Responses to “Oficina do Livro - Novidade de Março [2011]”

  1. Sandra says:

    O primeiro é ideal pra mim! Obrigada pela dica!

  2. E na quarta é o lançamento na Fnac do Colombo, se estiveres por Lisboa era uma boa oportunidade para comprares e falares c a autora, dá sempre jeito esses contactos, pois nunca se sabe qdo pudemos precisar, ainda p mais sendo-se da área...

    Bejinhu ;)***

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License