Passatempos:

Balanço das Leituras de 2011...


.



Bom, este ano de 2011, e ao contrário dos últimos em que a preferência de leituras recaía basicamente sobre policiais, foi pautado por os mais variados romances, pois este género também acaba por ser bastante abrangente.

Em questão de números consegui superar os 18 lidos em 2010 e chegar aos 28, continua a não ser um número surpreendente nem o ambicionado (30), mesmo assim sinto-me bastante satisfeita com o feito pois o tempo de que disponho para a leitura é ínfimo e se conseguir manter alguma regularidade para mim já é muito recompensador.






Mas não sei se foi de mim ou das minhas escolhas literárias, este ano não houve um livro que eu possa dizer que me arrebatou por completo, talvez pelo facto de ter lido mais o grau de exigência também seja maior e daí achar que, na maioria, nenhum conseguiu corresponder totalmente às expectativas.

Assim, o meu Top + para 2011 não irá tocar em todos os géneros como no anterior, optando antes por comentar os livros e autores que mais me surpreenderam.



Policial = Fetiche de Tara Moss & O Executor de Karls Kepler


No meu género favorito acabo por não ter muitas escolhas, mas Fetiche mesmo a trazer um tema bastante recorrente dentro dos policiais, revelou-se numa leitura compulsiva de três dias, e uma óptima descoberta no que respeita à autora, Tara Moss.




Outro destaque vai para O Executor de Karls Kepler, gostei da química destes dois autores, que transportam o leitor num misto de adrenalina e curiosidade ao longo de toda a história.






Romance


O Romance Sobrenatural foi uma estreia para mim, e fi-lo pelas mãos de Lara Adrian, que me conquistou com um mundo diferente de vampiros, e talvez por isso, me tenha prendido aos seus livros de uma forma viciante.
Acredito que para 2012 acabe por me aventurar dentro deste género a outros autores como J.R. Ward, de quem tanto se fala.





No Romance Policial descobri Mary Higgins Clark, e sem dúvida que a autora é mestre nas palavras, tocando em questões bastante pertinentes e actuais, levando-nos sempre para além do crime.




Outro género que desconhecia – o Romance Sensual, não me deixou propriamente surpresa com o tipo de história que encontrei, normalmente são vividas em épocas históricas mas com carência de detalhes históricos, o que é uma pena porque quase sempre há enredo mas esmorece no conteúdo. Dos três que li, destaco sem dúvida Noites de Paixão de Cheryl Holt.




E, Nora Roberts, para mim será a autora que recebe o primeiro lugar a nível de romance propriamente dito por conseguir conjugar sempre crime, mistério e romance bem doseados, o que, de uma forma ou de outra, nos prende sempre à história.






Thriller = A Ameaça de Ken Follett & Vidas Trocadas de Sandra Brown



Este foram os dois livros que li dentro do género que mais se destacaram positivamente e considero que são thrillers ligeiros e bem doseados de romance.







Quanto aos autores, conheci-os a ambos nestas leituras, e se por um lado esperei um pouco mais de Ken Follett, por outro simpatizei bastante com Sandra Brown, mas considero que ambos os autores são bastante hábeis na forma como escrevem e nos temas que abordam.





«« »»




Dos autores portugueses que li este ano, e não desmerecendo o trabalho de uns em relação a outros, não podia deixar de destacar Tiago Rebelo que me conquistou com a simplicidade da sua escrita e pela forma realista como constrói as suas histórias.






»» E este é o balanço que fica de 2011… Vamos ver o que terei para escrever no final de 2012…

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License